Arquivos


Conferências
internacionais

Escute
Lyndon LaRouche

Livros








Textos de Lyndon LaRouche

LaRouche: A grande estratégia ocorre
somente no domínio da criatividade humana

12 de maio 2016 A questão é se a espécie humana pode produzir dentro de seus próprios quadros um conjunto de pessoas que possa se defrontar com o desafio de derrotar o tipo de mal que confrontamos agora?”. Esse foi o desafio que Lyndon LaRouche lançou na reunião com seus associados em 10 de maio, revendo as crises mortais impostas pela guerra, a desintegração financeira e a decadência cultural que o mundo enfrenta agora, com a morte destrutiva do Império Britânico e do seu sistema financeiro transatlântico. LaRouche novamente destacou as intervenções estratégicas do presidente russo Vladimir Putin como um exemplo da qualidade de pensamento necessária atualmente.

“Essa é o que tem sido a recente experiência de Putin”, LaRouche continuou, “desde que ele começou a pensar sobre salvar pessoas. E desde que ele começou isso, continuou de maneira ininterrupta para ganhar a guerra mundial. E não é ganhar a guerra no sentido de matar pessoas; esse não é o modo como ele agiu em suas atividades recentes. Não! Foi com o desenvolvimento dos indivíduos dentro da nação, essa é a chave para o poder. A habilidade para criar algo melhor do que a humanidade experimenta ou já tenha experimentado”.

Um exemplo do método de Putin -- de lançar ataques de flanco surpresa com alto risco, que moraliza e enobrece a população -- foi o concerto de música clássica em 5 de maio nas ruínas do anfiteatro romano de Palmira, Síria, realizada pela Orquestra Sinfônica Mariinsky, sob a conduta de Valeri Gergiev e transmitido para todo o mundo por equipes de câmeras russos (veja https://www.youtube.com/watch?v=9b0hFIf4Zaw). Mas o que foi pouco noticiado na mídia ocidental é que, na noite seguinte, uma orquestra e coro sírios tocaram no mesmo palco de Palmira, e que esse concerto também foi transmitido ao vivo tanto para a Síria como para a Rússia, pela equipe russa que ficou para trás para completar a missão.

Numa discussão com a alta cúpula do ministério da defesa e da indústria de defesa em 10 de maio, Putin descreveu o sucesso relativo das operações em cursa da Rússia na Síria como “uma mudança fundamental na batalha contra os terroristas”, cujo objetivo final foi “criar condições para um acordo político no país”. Ele novamente enfatizou que “espero que o mecanismo que colocamos para funcionar com nossos parceiros, incluindo os EUA... possa trazer mudanças positivas e radicais naquele país”.

Mas não espere por parte de Obama, ou de qualquer um dos atuais candidatos à presidência estadunidense de qualquer partido, uma resposta positiva aos apelos de Putin, assim como eles falharam na resposta à reiterada oferta do presidente chinês Xi Jinping em participar da construção do grande projeto global da Rota da Seda, baseada na cooperação “ganha-ganha”.

“Olhe para toda essa campanha, agora, as duas candidaturas presidenciais”, LaRouche destacou. “É por isso que Putin provavelmente ganhe tudo junto a seus amigos. E se queremos ter alguma participação nisso, nós temos que prestar atenção e aprender a lição que isso representa”.

LaRouche continuou: “A questão é que a humanidade não é uma montoeira de objetos que se possa manipular e fazer com que os brinquedos dancem para você. Isso não funciona. Você tem que realmente criar um poder na humanidade que possa ser desenvolvida até superar as expressões anteriormente existentes da humanidade”. Isso é tudo o que conta. E você deve espalhar esse tipo de desenvolvimento de tal maneira que ele sustente a si próprio. Muitas pessoas não fazem a mínima ideia do que é a verdade. Porque eles pensam: ‘vamos ser práticos’. A típica pessoa estúpida nos Estados Unidos diz, ‘vamos ser práticos’. E eles são estúpidos. Quando tomem essa atitude, eles ficam estúpidas, ridículas, desgostantes”.

“Essa visão de prática nunca irá alcançar novas melhorias nas condições da humanidade. Isso é o que está errado em toda essa história. Eles não têm o compromisso de criar algo novo, porque eles são muito estúpidos para saber o que uma coisa nova sería. E isso tem relação com a habilidade da humanidade em desenvolver dentro dos indivíduos que desenvolveram essas características, a habilidade para alcançar degraus mais altos de poder humano como um todo através do auto-desenvolvimento da espécie humana. Essa é a única coisa que é importante...

“Se você entender que a importância da criatividade está localizada no desenvolvimento dos poderes da mente humana, e que sem esse desenvolvimento da mente humana como tal, não existe segredo, não existe nada.

“Nós temos que compreender a questão urgente sobre o que é a vitória. Você vence por derrotar seu adversário? Ou existe algo a mais? Não é o desenvolvimento da pessoa humana, de sua personalidade, onde a personalidade humana cresce até algo melhor do que algo individual?”.

<< regressar

 

Para informação, perguntas ou comentários,
por favor escreva para
preguntas@larouchepub.com
Copyright 2016 EIR News Service.
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução sem permissão,
no todo ou parcialmente.