Voltar à página inicial
Instituto Schiller

CARTA ABERTA AOS CHEFES DE ESTADO NA ASSEMBLÉIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS:

VOCÊS DEVEM AGIR PARA PRESERVAR A PAZ MUNDIAL!

por Helga Zepp-LaRouche

Descargar PDF

20 de setembro de 2023 (EIRNS) - A carta aberta a seguir foi redigida por Helga Zepp-LaRouche para circulação imediata na cidade de Nova York, nas Nações Unidas e no resto do mundo. A carta será distribuída como um folheto pelo Instituto Schiller, com os DEZ PRINCÍPIOS DE UMA NOVA ARQUITETURA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO de Zepp-LaRouche no verso da carta. 

Quem pode negar que a proteção da paz mundial é a obrigação mais importante dos governos? Duas guerras mundiais no século XX e o lançamento de duas bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki trouxeram morte e sofrimento aos países afetados, algo claramente inimaginável para muitos líderes e políticos de hoje. 

Mas nunca a existência de toda a humanidade esteve tão ameaçada como hoje. A guerra estratégica entre todo o Ocidente e a Rússia pela Ucrânia chegou perto de um impasse militar, o que deixa apenas duas opções: uma escalada que ameaça o uso de armas nucleares ou o fim imediato da guerra por meio de negociações diplomáticas! 

Se novos níveis de armas letais, como os mísseis de cruzeiro Taurus e os bombardeiros furtivos F-35 com capacidade nuclear, forem implantados, conforme planejado agora, isso ameaçará levar a uma europeização da guerra, e além. Se chegarmos a uma guerra nuclear global, a humanidade acabará nos dez anos seguintes de inverno nuclear, assim como praticamente toda a vida no planeta. 

Onde, além da Assembleia Geral da ONU, essa questão deveria ser levantada? Os chefes de Estado que participam da sessão dessa instituição única representam todas as nações do mundo e devem abordar esse perigo existencial. Se a atual organização do mundo levou ao perigo da extinção da civilização, então essa organização deve ser mudada! O mundo precisa de uma nova arquitetura internacional de segurança e desenvolvimento, que leve em conta as necessidades de segurança e desenvolvimento de cada país do mundo. Essa nova arquitetura deve criar condições que protejam e alimentem a vida de todas as pessoas e protejam o potencial de cada pessoa como um indivíduo criativo. Isso se refere não apenas às pessoas que vivem hoje, mas também às vidas das gerações futuras! 

Atualmente, o mundo está passando por uma mudança histórica. O período de aproximadamente 600 anos de colonialismo está chegando ao fim e está sendo substituído por um novo sistema econômico mundial que permitirá uma vida digna para todos. A realização da Iniciativa Cinturão e Rota (Belt and Road Initiative, BRI), o maior programa de infraestrutura e desenvolvimento da história da humanidade, criou as condições para que cada vez mais países possam superar a pobreza e o subdesenvolvimento. A recente expansão do BRICS, em Johanesburgo, na África do Sul, à qual agora cerca de 40 outros países estão em processo de solicitação de adesão, e as conferências subsequentes em São Petersburgo, Jacarta, Nova Délhi e Vladivostok demonstraram a velocidade impressionante com que um novo sistema está surgindo. Além disso, os esforços para criar novos mecanismos de crédito para o desenvolvimento, como o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) do BRICS, que agora está se tornando o "grande banco do Sul Global", são bem-vindos e necessários. 

No entanto, até o momento, o perigo de o mundo se separar em dois blocos ainda não foi superado, e essa separação continuaria o perigo do mesmo tipo de divisão geopolítica que foi a causa das guerras mundiais no século XX. Portanto, há um apelo urgente aos países do Norte Global para que eles apoiem a aspiração da Maioria Global de estabelecer uma nova ordem econômica mundial justa para todos! 

Este momento da história representa um desafio e uma chance maiores do que o fim da Guerra Fria para criar um mundo melhor. Não percamos essa chance única!

Ver no telefone
Ver no telephone, Adicione a sua assinatura ao Apelo

Para informação adicional, enviar email a preguntas@larouchepub.com

voltar ao topo    Voltar à página inicial

clearclear
clear