Voltar à página inicial

DEZ PRINCÍPIOS DE UMA NOVA ARQUITETURA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO

PDF da presente declaração aqui.

Helga Zepp-LaRouche na conferência do Instituto Schiller de 22 de novembro, “Pare o Perigo da Guerra Nuclear Agora; Terceiro Seminário de Líderes Políticos e Sociais do Mundo”, ofereceu os seguintes dez princípios, sobre os quais uma nova arquitetura global de segurança e desenvolvimento poderia ser fundada.

O novo paradigma que será característico da nova época, e para o qual deve ser dirigida a nova arquitetura global de segurança e desenvolvimento, deve, portanto, eliminar definitivamente o conceito de oligarquismo e proceder à organização da ordem política de tal forma que o verdadeiro caráter da humanidade como a espécie criativa pode ser realizado.

Portanto, sugiro que os seguintes princípios sejam discutidos e, se acordados, realizados. Estas ideias pretendem dar motivos para uma reflexão e um diálogo entre todas as pessoas interessadas em encontrar uma base para uma ordem mundial que garanta a existência duradoura da espécie humana.

Primeiro: A nova Arquitetura Internacional de Segurança e Desenvolvimento deve ser uma parceria de Estados-nação perfeitamente soberanos, baseada nos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica e na Carta da ONU.

Segundo: A prioridade absoluta deve ser aliviar a pobreza em todas as nações do planeta, o que é facilmente possível, se as tecnologias existentes estiverem sendo usadas em benefício do bem comum.

Terceiro: A expectativa de vida de todas as pessoas deve ser prolongada ao máximo por meio da criação de sistemas de saúde modernos em todos os países do planeta. Esta é também a única forma de ultrapassar ou prevenir as potenciais pandemias presentes e futuras.

Quarto: Uma vez que a humanidade é a única espécie criativa conhecida até agora no universo, e dado o fato de que a criatividade humana é a única fonte geradora de riqueza através da descoberta potencialmente ilimitada de novos princípios universais, um dos principais objetivos da nova Arquitetura Internacional de Segurança e Desenvolvimento deve fornecer acesso à educação universal para todas as crianças e adultos. A verdadeira natureza do homem é se tornar uma bela alma, como Friedrich Schiller discute, e a única pessoa que pode preencher essa condição é o gênio.

Quinto: O sistema financeiro internacional deve ser reorganizado, de modo que possa fornecer créditos produtivos para atingir esses objetivos. Um ponto de referência pode ser o sistema original de Bretton Woods, como Franklin D. Roosevelt pretendia, mas nunca foi implementado devido à sua morte prematura, e as Quatro Leis propostas por Lyndon LaRouche. O principal objetivo desse novo sistema de crédito deve ser aumentar dramaticamente o padrão de vida, especialmente das nações do Sul Global e dos pobres do Norte Global.

Sexto: A nova ordem econômica deve se concentrar em criar as condições para indústrias e agricultura modernas, começando com o desenvolvimento de infraestrutura de todos os continentes para, eventualmente, serem conectados por túneis e pontes para se tornar uma Ponte Terrestre Mundial.

Sétimo: A nova arquitetura de segurança global deve eliminar o conceito de geopolítica, ao acabar com a divisão do mundo em blocos. As preocupações de segurança de cada nação soberana devem ser levadas em consideração. As armas nucleares e outras armas de destruição em massa devem ser imediatamente banidas. Por meio da cooperação internacional, devem ser desenvolvidos os meios para tornar as armas nucleares tecnologicamente obsoletas, como pretendia originalmente a proposta que ficou conhecida como a Iniciativa de Defesa Estratégica, (SDI, por suas siglas em inglês), sugerida por LaRouche e oferecida à União Soviética pelo presidente Reagan.

Oitavo: Antigamente, uma civilização em um canto do mundo poderia afundar, e o resto do mundo só descobriria anos depois, devido às distâncias e ao tempo necessário para viajar. Agora, pela primeira vez, por causa das armas nucleares, pandemias, internet e outros efeitos globais, a humanidade está sentada no mesmo barco. Portanto, uma solução para a ameaça existencial para a humanidade não pode ser encontrada com a ajuda de arranjos secundários ou parciais, mas a solução deve ser encontrada no nível daquele Um superior, que é mais poderoso que os Muitos. Requer o pensamento ao nível da Coincidentia Oppositorum, a Coincidência dos Opostos, de Nicolau de Cusa.

Nono: Para superar os conflitos decorrentes de opiniões divergentes, que é como os impérios mantiveram o controle sobre os subordinados, a ordem econômica, social e política deve ser coesa com as leis subjacentes do universo físico. Na filosofia européia isso foi discutido como o ser em caráter com a lei natural, na filosofia indiana como cosmologia, e em outras culturas noções apropriadas podem ser encontradas. As ciências modernas, como a ciência espacial, a biofísica ou a ciência da fusão termonuclear, aumentarão continuamente o conhecimento da humanidade sobre essas leis subjacentes. Uma coesão semelhante pode ser encontrada nas grandes obras de arte clássica em diferentes culturas.

Décimo: O pressuposto básico para o novo paradigma é que o homem é fundamentalmente bom e capaz de aperfeiçoar infinitamente a criatividade de sua mente e a beleza de sua alma, sendo a força geológica mais avançada do universo, o que prova que as leis da mente e a do universo físico estão em correspondência e coesão, e que todo mal é resultado da falta de desenvolvimento e, portanto, pode ser superado.

Uma nova ordem econômica mundial está emergindo, envolvendo a grande maioria dos países do Sul Global. As nações europeias e os EUA não devem lutar contra esse esforço, mas, unindo-se aos países em desenvolvimento, devem cooperar para moldar a próxima época do desenvolvimento da espécie humana para se tornar um renascimento das mais altas e nobres expressões de criatividade!

Vamos, portanto, criar um movimento internacional de Cidadãos do Mundo, que trabalham juntos para moldar a próxima fase da evolução da humanidade, a nova época! Cidadãos do mundo de todos os países, uni-vos!


Ver no telefone

Para informação adicional, enviar email a preguntas@larouchepub.com

voltar ao topo    Voltar à página inicial

clearclear
clear