A um passo da aniquilação nuclear da humanidade –
Uma trégua de Natal para todos!
Baixe-o em formato PDF
A seguinte declaração foi divulgada em 19 de dezembro, 2022, pelo Instituto Schiller, para circulação em todo o mundo, em prol duma campanha internacional para uma trégua do Natal e a aceitação do oferecimento do Papa, que o Vaticano seja lugar para o inmediato início de negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, sem condições prévias. Encorajamos o canto do cânone tradicional Dona Nobis Pacem, em vigílias de paz no mundo inteiro, junto com a distribuiçao desta declaração. Ver a partitura aqui.
Para todas as religiões, líderes políticos e sociais, organizações civis, e pessoas unidas para o bem do mundo.
Líderes políticos y sociales de todas partes do mundo, de diversas perspectivas filosóficas e crenças religiosas, vêm unindo-se em prol do oferecimento do Papa Francisco de utilizar o Vaticano para as negociações entre a Rússia e a Ucrânia para uma solução diplomática da guerra na Ucrânia. A confrontação entre os Estados Unidos, a OTAN e a Rússia tem se intensificado ao ponto de mais um passo, mesmo um erro não intencionado, uma interpretação errada de um lado ou do outro, poderia desencadear o lançamento de todos os arsenais nucleares de ambos os lados, levando a uma guerra nuclear global, seguida de um inverno nuclear de cerca de dez anos, o que significaria a probabilidade da não sobrevivência humana.
De acordo com a Associação de Controle de Armas dos Estados Unidos, citando altos funcionários dos EUA: "Biden tem decidido não cumprir sua promessa de 2020 de declarar que o único propósito das armas nucleares é dissuadir um ataque nuclear contra os Estados Unidos ou seus aliados. Ao contrário, aprovou uma versão de uma política do governo Obama que deixa em aberto a opção de usar armas nucleares não apenas em retaliação a um ataque nuclear, mas também para responder a ameaças não nucleares".
Em resposta a essa mudança, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou em 9 de dezembro em uma conferência de imprensa em Bishkek, Quirguistão, que a Rússia irá repensar sua doutrina nuclear para usar armas nucleares somente se a existência do Estado russo for ameaçada, e poderá responder à doutrina americana de ataque preventivo adotando a mesma política de um ataque preventivo. Isso significa que estamos a um passo de uma catástrofe termonuclear.
Fazemos um chamado a todas as pessoas de boa vontade a apoiar a oferta do Papa Francisco, reiterada pelo Secretário de Estado do Vaticano Pietro Parolin, de utilizar o local do Vaticano para o início imediato das negociações de paz, sem quaisquer condições prévias.
Um grupo de líderes políticos e sociais acabam de emitir uma carta pública ao Papa Francisco, na qual declaram que “acolhemos com agrado o oferecimento da Sua Santidade, do Vaticano como possível lugar neutral para negociações de paz, sem condições prévias, entre a Rússia e a Ucrânia... Tomamos nota de que em Europa e nos EUA, outros também tem oferecido lugares para que os líderes da Rússia e Ucrânia negociem a paz. Achamos que é urgente unificar todos estos esforços num movimento que abranga todo o mundo, para resolver este conflito, tomando em conta os interesses de segurança válidos de todas as partes”. Além disso, fazem um chamado “a outros líderes políticos e sociais mundo afora, independientemente das suas diferências ideológicas o religiosas”, a que se unam a este esforço.
Pedimos a todos os homens e mulheres de boa vontade que se somem a este pedido de solução diplomática. Junte-se também à nossa campanha para conduzir coros em todo o mundo para cantar o cânone pela paz, Dona Nobis Pacem. Que as vozes pela paz movam os corações e as mentes dos responsáveis.
Para informação adicional, enviar email a preguntas@larouchepub.com