Carta Aberta à Organização das Nações Unidas
do Instituto Schiller e a Fundação para Combater a Injustiça
A Assembleia Geral da ONU Deve Eliminar
as Causas do Peligro de Guerra!
Baixe-o em formato PDF
À luz da adesão da região da Donbass no leste da Ucrânia à Federação Russa, e a sabotagem dos gasodutos Nordstream no Mar Báltico, a fundadora do Instituto Schiller Helga Zepp-LaRouche emitiu a seguinte alerta em 27 de setembro:
“Estamos diante do maior desastre da história, que pode acabar com a civilização como a conhecemos: porque, a partir de agora, é exatamente isso que está acontecendo. Acho que as pessoas têm que acordar, porque estamos em um universo totalmente paralelo. Um universo é o que os russos estão pensando. Não estou dizendo que tudo o que eles estão pensando está correto, mas eles estão claramente convencidos de que a OTAN e o Ocidente querem destruir completamente a Rússia. Uma grande parte da civilização russa está mobilizada para este efeito. E então você tem do outro lado, a OTAN e o Ocidente, que estão determinados a levar adiante sua agenda, não importa o que aconteça.
“E isso está prestes a dar muito errado. Acho que temos que entrar em um senso de urgência completamente diferente, de mobilização; temos que realmente fazer com que as pessoas se manifestem. Eu realmente acho que temos que entrar em uma mobilização de alerta vermelho.”
- Helga Zepp-LaRouche
Como parte da mobilização, solicitamos ao público internacional respaldo e distribuição a outros da seguinte Carta Aberta à ONU, emitida pelo Instituto Schiller e a Fundação para Combater a Injustiça. Por favor, assinem aqui na página em inglês e aqui na página em espanhol.
A Fundação para Combater a Injustiça apela à ONU com uma Carta Aberta para encerrar a lista Myrotvorets na Ucrânia, que tem como alvo 4.000 jornalistas internacionais e outras pessoas cujas posições institucionais os colocam na mira de assassinatos (“liquidações”). A Fundção exige uma investigação criminal sobre os antecedentes desta operação. Muitos desses jornalistas estão nessa lista porque sua cobertura não estava de acordo com a “narrativa oficial permitida” da OTAN sobre a situação da Ucrânia. Mas outros estão nessa lista porque exigem uma solução diplomática antes que a guerra tenha uma escalada perigosa e fuja do controle.
Chegamos rapidamente a esse ponto sem retorno. A última reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, alavancou a guerra a um patamar superior ao fazer com que os países membros da OTAN enviassem armas de precisão cada vez mais sofisticadas e de maior alcance para a Ucrânia. Se torna óbvio que esta já é uma guerra entre a OTAN e a Rússia. O chefe de defesa ucraniano, Valery Zaluzhnyi, afirma que a Rússia está prestes a usar armas nucleares táticas e exige que o Ocidente use preventivamente “todo o arsenal de meios à sua disposição” contra a Rússia. O “Kiev Security Compact” do governo ucraniano exige a adesão de fato à OTAN e à UE para a Ucrânia, fornecendo proteção do tipo Artigo 5, que o vice-chefe do Conselho de Segurança russo Medvedev caracterizou como o “prólogo da Terceira Guerra Mundial. ”
A verdadeira razão para a guerra e esta escalada está no fato de que o sistema financeiro neoliberal transatlântico caminha para o colapso, com uma crise hiperinflacionária como ocorreu na Alemanha de Weimar em 1923, causado pelas políticas monetaristas de décadas de maximização de lucros e injeções de liquidez. A crise desse sistema já afeta o mundo inteiro, mas especialmente os países em desenvolvimento, com a explosão dos preços dos alimentos e da energia.
A única maneira de eliminar o perigo da Terceira Guerra Mundial, que ameaça a aniquilação de toda a espécie humana, é a substituição do atual sistema irreparavelmente falido por um novo sistema de crédito, um Novo Bretton Woods, que impulsiona a economia mundial e fornece linhas de crédito de longo prazo para o desenvolvimento econômico real do Sul Global. Uma vez que tanto o perigo de guerra quanto a ameaça do iminente colapso do sistema financeiro afetam o mundo inteiro, a Assembleia Geral da ONU é o local apropriado para iniciar a criação de uma Nova Ordem Econômica Mundial Justa, que deve agir para isso agora.
Apelamos, portanto, à Assembleia Geral da ONU para que garanta um debate aberto e livre sobre a necessidade de estabelecer uma nova arquitetura internacional de segurança e desenvolvimento, que tome em conta o interesse de cada país do planeta, não apenas de todos os jornalistas e indivíduos que a lista Myrotvorets nomeia, mas para todas as pessoas que contribuem conceitos para tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro.
Portanto apelamos à Assembleia Geral da ONU para que convoque uma conferência especial de emergência para implementar essa nova arquitetura internacional de segurança e desenvolvimento e aprove uma resolução expressando essa intenção.
Por favor, assinem aqui na página em inglês e aqui na página em espanhol.
Para informação adicional, enviar email a preguntas@larouchepub.com