Petição:
Convoquemos uma Conferência Internacional para Estabelecer
uma Nova Arquitetura de Segurança e Desenvolvimento
para Todas as Nações
O Instituto Schiller publicou o seguinte apelo em 23 de fevereiro e pedimos que assinem e difundam esta petição.
À luz da escalada na crise ucraniana, os cidadãos de todo o mundo se perguntam a si mesmos e a seus líderes políticos com urgência, onde acabará tudo isto? Isto ruma a um confronto global muito grande, talvez até termonuclear? Enfrentamos uma crise de Mísseis Cubanos à inversa e mais perigosa? Sobreviverá a humanidade?
Por trás deste perigo muito real de guerra, e a causa desse perigo, está a explosão de todo o sistema financeiro transatlântico. Uma bolha especulativa de quase 2 quadrilhões de dólares em derivativos e dívidas já estoura. Um processo hiperinflacionário foi desencadeado globalmente, com o conseqüente colapso das economias físicas das nações ocidentais. A City de Londres e Wall Street, os proprietários desse sistema falido, estão desesperados para destruir qualquer alternativa funcional a seu sistema - como a aliança da Rússia e da China em torno da Iniciativa Um Cinturão e Uma Rota (Nova Rota da Seda), que agora incorpora quase 150 nações - e o Establishment financeiro declarou abertamente que é isso o que está em jogo.
Assim declarou também Vladimir Putin, quem disse corretamente que a expansão implacável dos EUA/Reino Unido e a OTAN, para o leste até as próprias fronteiras da Rússia, é impulsionada por esta política econômica, e que ela ameaça a segurança nacional da Rússia de maneira que a Rússia não pode aceitar.
Portanto, para deter esse impulso à guerra, é necessário adotar uma abordagem mais fundamental, que é estabelecer um paradigma inteiramente novo que garantirá a segurança e o desenvolvimento econômico de todas as nações do planeta. O único precedente recente para isto no Ocidente, é o Tratado de Vestefália de 1648, que pôs fim a 150 anos de guerras religiosas na Europa. Foi elaborado apenas no momento em que todas as partes se deram conta de que, se continuassem em seu caminho atual, não haveria vencedores e muito poucos sobreviventes. Eles escolheram criar um Novo Paradigma baseado na defesa dos interesses do outro, e na premissa de que a segurança de todos era o primeiro requisito para a segurança de cada uma das partes.
Essa é a principal lição do Tratado de Vestefália para hoje. O mundo de hoje se encontra em uma encruzilhada semelhante. Se as políticas geopolíticas atuais continuarem, a guerra nuclear se tornará uma possibilidade muito real - depois da qual não haverá vencedores e muito provavelmente não haverá sobreviventes.
Em vez disso, uma conferência internacional deve ser convocada imediatamente, nos moldes da Paz de Vestefália. O interesse fundamental de todas as partes é assegurar que os interesses econômicos e de segurança centrais de cada uma sejam atendidos - em outras palavras, uma ordem baseada no benefício da outra, no bem comum ou no Bem-Estar Geral, fincada no amor pela Humanidade.
O sistema econômico deve ser completamente remodelado a fim de garantir esta perspectiva. O renomado economista americano, Lyndon LaRouche, especificou com riqueza de detalhes como tal sistema funcionaria, tendo por base naquilo que ele nomeou como as Quatro Leis:
-
O restabelecimento imediato da lei conhecida como “Glass-Steagall”, instituída pelo presidente estadunidense Franklin D. Roosevelt, sem qualquer modificação respeito a princípio de ação. Isso significa colocar toda a bolha especulativa do sistema financeiro sob reorganização por bancarrota.
-
Retorno para um sistema de Banca National “top-down”, definido rigorosamente, conforme especificado pelo primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton.
-
O propósito do uso deste sistema de crédito federal é gerar tendências a alta produtividade nas melhorias de emprego; tem também a intenção de aumentar a produtividade da economia física, e os padrões de vida das pessoas e seus lares.
-
Adotar um programa de urgência para a energia de fusão, que promova os avanços fundamentais na ciência, necessárias para um crescimento e desenvolvimento econômico ilimitado.
O Instituto Schiller e sua fundadora, Helga Zepp-LaRouche, emite essa chamada com o objetivo de iniciar a discussão internacional urgente que é necessária para convocar tal conferência, a fim de desarmar o chamado “Relógio do Juizo Final”, antes de chegar a meia-moite. Agora é o momento de instituições e indivíduos de todas as nações darem um passo adiante e se mobilizarem por uma conferência internacional, a fim de se estabelecer uma nova arquitetura de segurança e desenvolvimento para todas as nações. Para mais informações, contate o Instituto Schiller aqui.
Assine A Petição Aqui. (es-schillerinstitute. nationbuilder. com/llamado_ del_instituto_schiller ou https://tinyurl.com/5yz3tehd
Para informação adicional, enviar email a preguntas@larouchepub.com