Petição do Instituto Schiller por uma Infraestrutura Global de Saúde

Nós, os abaixo-assinados, apoiamos o apelo da fundadora do Instituto Schiller, Helga Zepp-LaRouche, à criação de uma infraestrutura global económica e de saúde, para dar resposta à pandemia de coronavírus, e às condições de subdesenvolvimento (tanto económico como científico) que nos tornaram vulneráveis à mesma.

A pandemia de coronavírus que assola o planeta, e os efeitos económicos das medidas de saúde tomadas para a combater, revelam o indesculpável défice de desenvolvimento da espécie humana, e exigem uma abordagem global: tanto para a cura do coronavírus, como para a do subdesenvolvimento – que tão suscetíveis nos deixa, à pandemia e à criação de efeitos catastróficos pela mesma.

Quando até nas regiões desenvolvidas, como seja o Norte de Itália, os sistemas de saúde foram esticados acima de sua capacidade, qual será a perspectiva para as nações menos desenvolvidas, que são afetadas por um imenso défice de infraestrutura de saúde e por falta de acesso a água limpa, a sanitação e a alimentação nutritiva? Como é que pessoas que dependem de rendimentos de subsistência no dia-a-dia para sustentar as suas famílias podem ficar em casa por semanas a fio? Como é que pessoas sem acesso a água limpa podem praticar boa higiene das mãos? Como é que os médicos podem salvar as vidas de pacientes afligidos por sintomas graves de Covid-19 na ausência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)?

Enquanto as atenções estão focadas nos males infligidos pelo coronavírus, o que acontecerá das 800,000 crianças com idades abaixo dos 5 anos que todos os anos morrem de doenças relacionadas com diarreia? E, como salvaguardar a saúde das centenas de milhões de pessoas que são hoje afetadas pela falta de acesso garantido a alimentação?

Apelamos à criação de uma infraestrutura global de saúde, no mais pleno sentido da ideia. O mundo precisa de mais hospitais, de mais camas de cuidados intensivos, de ventiladores adicionais, de muito mais médicos, de capacidade aumentada de manufatura de equipamento protetivo pessoal, e precisa também de equipamento de teste em muito maiores números que até ao início desta pandemia. Isto, porém, não fica por aquí. Pobreza, desnutrição, falta de acesso a água e sanitação de qualidade – estas também são questões de saúde. A nossa dignidade partilhada como membros da espécie humana exige que cooperemos para a eliminação da pobreza, através de desenvolvimento. O mundo inteiro precisa de ser protegido de doenças pandémicas.

As barreiras à cooperação entre os Estados Unidos, a China, a Rússia, e a India precisam de ser ultrapassadas, para garantir que o mundo nunca mais volta a ser aterrorizado por ameaças como esta pandemia.

Tudo isto implica um Novo Bretton Woods – acordos internacionais de desenvolvimento económico inspirados na visão de Franklin Roosevelt para o mundo no desfecho da II Guerra Mundial; como é avançado pelos estudos e propostas de Lyndon LaRouche.

 

Assinar a Petição:

https://schillerinstitute.com/blog/2020/05/08/coronavirus-petition-for-global-health-infrastructure/

 

 

Para mais informações sobre as propostas do Instituto Schiller, veja:

“LaRouche’s ‘Apollo Mission’ to Defeat the Pandemic: Build a World Health System Now!”

ou em espanhol:

La “Misión Apolo” de LaRouche para derrotar la pandemia global:

¡A construir un sistema mundial de salud ya!

 

Para informação, perguntas ou comentários, e para assinar a chamada, por favor escreva para:
preguntas@larouchepub.com